domingo, 1 de maio de 2016

Literatura e a formação do indivíduo.

LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM
      O que está por trás da literatura infanto juvenil é o potencial transformador da literatura, a sua capacidade de mudar os indivíduos.
      A literatura fala a nós, de nós, da humanidade. A literatura, em especial os clássicos, coloca ao alcance do leitor a possibilidade de refletir sobre si, de ler-se e conhecer-se, pois, na medida em que trata das inquietações humanas e descreve o que há de mais profundo e obscuro na alma humana em sua universalidade, é também a mim, a ti e a nós que ela nos fala. Em outras palavras, a literatura contribui para que conheçamos melhor e mais profundamente o gênero humano e, assim, para nos conhecermos a nós mesmos e nos humanizarmos.
   A literatura infantil abre portas para o universo da imaginação, incentivando a criança desde muito cedo a praticar a leitura prazerosa. O hábito da leitura além de ser fonte de lazer, está contribuindo para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, pensantes e críticos que aceitam o próximo como ele é com suas diferenças por isso devemos sim escolher adequadamente os livros a serem trabalhados em sala de aula.

   Para nós educadores é importante sim a escolha dos livros para trabalhar as diferenças mas devemos compreender que não são só o trabalho das diferenças são importantes na literatura mas também tudo aquilo que contribua no seu crescimento e para isso devemos conhecer para fazer uma boa escolha.


Um comentário:

  1. Cláudia, já usastes livros em tuas aulas? Estás imaginando usar algum livro ou estória em especial? COmo seia essa atividade? Abç!

    ResponderExcluir