“O Sistema Estadual de Avaliação
Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o
desenvolvimento de uma gestão escolar democrática"
A questão da avaliação e realmente
complicada posto que hoje em dia muitos professores não se atualizam em
questões educacionais e eu me incluo pois, antes de cursar a pedagogia eu simplesmente segui o PPP da escola e segui
a risca os conteúdos mínimos a serem aplicados juntamente com avaliações onde a
decoreba era estritamente necessária . Hoje parto do ponto do interesse e da
vivencia do aluno.
Nós professores devemos
intermediar o conhecimento e preparar aulas interessantes partindo do
conhecimento prévio do aluno, relacionando o conhecimento que ele tem , com o
interesse dele e partir assim para um aprendizado concreto. A avaliação entendo
que será mais significativa pois com interesse se aprende mais, será mais
significativo.
A gestão democrática colabora de forma ampla tanto para o
desenvolvimento do aluno como para toda a comunidade escolar que se desenvolve
coletivamente.
A gestão democrática dá mais liberdade para o fazer do professor. as coisas não são impostas, mas discutidas para que se chegue a um fim.
ResponderExcluirA avaliação do aluno numa escola que tem gestão democrática deixa o professor mais livre, agindo assim de acordo com seus princípios.