quinta-feira, 2 de agosto de 2018

DIDATICA


PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
    A teoria de Piaget é construtivista, dando  sempre ênfase  ao papel estruturante do sujeito e foi ele que reformou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem. A Piaget interessava uma visão transformadora da epistomologia, por ser este um cientista experimental e  um pensador.
    A teoria de Vygotsky também apresenta um aspecto construtivista, já que procura explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização, pois considera que é na troca entre pessoas, que tem origem as funções mentais superiores, que são mecanismos psicológicos complexos que envolvem controle de comportamento, ação e liberdade do indivíduo em relação ao momento.
   A teoria de Piaget também apresenta a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico, onde a criança observando este objeto ela vai aprender a afirmar unicamente o que ela percebe, a distinguir o que é real do que é produto da imaginação e consequência da afetividade, que influencia seu juízo; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento. Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar.
    Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui a relação do individuo com as pessoas e dele com  mundo, pois  está sempre mediado pelo outro. Estes mediadores são : Instrumentos e Signos.
    Os estudos de Vygotsky sobre a aquisição de linguagem enfatizam a importância da interação e da informação linguística para a construção do conhecimento. Já para Piaget o desenvolvimento cognitivo se dá pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas anteriores presentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas em função do que vai ser assimilado. Para ele é o mecanismo que permite ao homem não só transformar os elementos assimilados, tornando-os parte da estrutura do organismo, como possibilitar o ajuste e a acomodação deste organismo aos elementos incorporados. Quando o campo afetivo está afetado a adaptação não acontece. Outro fator desenvolvido na teoria de Piaget é a maturação, onde acreditava-se que o desenvolvimento estivesse predeterminado e, o seu afloramento, vinculado apenas a uma questão de tempo.
Por sua vez Vygotsky criticou severamente este fator, pois acreditava que o desenvolvimento tinha sua origem nas capacidades humanas.
Outra divergência que notamos claramente é a respeito da fala egocêntrica. Enquanto que para Piaget é uma transição entre estados mentais individuais não verbais, de um lado, e o discurso socializado e o pensamento lógico de outro. Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos.
Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário