quinta-feira, 2 de agosto de 2018



Escola Democrática
        A escola de hoje se prepara para os novos desafios que vem por ai, uma delas é de determinar condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que participam. É responsabilidade dos educadores respeitar a diversidade e ter condição de orientar e ajudar na transformação de uma sociedade tradicional traçada pela exclusão.
      Miguel Arroyo, diz que os movimentos na diversidade de suas ações vêm tendo um papel reconfigurante de nossos sistemas educacionais seletivos e excludentes e de suas pedagogias reguladoras, trazendo novos embates ao campo do conhecimento, de sua produção, pesquisa e sistematização. Esse conjunto de ações retoma, mas vão além, as pressões populares históricas em nossas sociedades pelo direito ao conhecimento socialmente produzido. Nesse sentido, as ações populares coletivas contemporâneas radicalizam suas relações históricas com o conhecimento e com seus espaços de produção, sistematização e de acesso. (ARROYO, 2006)
     Morin (2000, p. 99) fala que as mudanças, quaisquer que sejam, passam pela reforma das mentes das pessoas, pois são elas que criam e mantêm as instituições do tamanho do seu pensar. Ele sugere a “reforma do pensamento” como condição prévia para que se reformem as instituições, que são feitas do jeito e do tamanho das pessoas que as configuram. Não existe definido previamente um ponto que possa ser identificado como o começo. Segundo Moorin, é preciso encarar essa tarefa como uma missão, que só pode ser amparada em qualidades fundamentais como a fé e o amor: fé nas possibilidades inscritas no ser humano e amor pelo que se faz. Em outra perspectiva Morin assinala também que um sistema social humano pode mudar somente se seus membros mantiverem interações desencadeadoras de mudanças nas suas corporalidades, o que pode acontecer pelo encontro e experiências com outras pessoas, ou então, por meio de interações que desencadeiam processos de reflexões sobre suas circunstâncias de existência.
       Na verdade, cabe ao professor, como educador e agente transformador, engajar- se ao lado da massa oprimida fazendo com que essa mudança aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário