sábado, 29 de junho de 2019

AVALIAÇÃO 


                                        https://www.blogger.com/profile/14336946652179159775

         A avaliação escola pode ser definida como um meio de obter informações sobre o desenvolvimento do aluno e principalmente as dificuldades de acada aluno, constituindo-se em um procedimento permanente que colabora ao processo de aprendizagem e de orientação para o professor planejar suas aulas, para assim poder ajudar o aluno a prosseguir com seu processo de escolarização.
"Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista". (LUCKESI 2003, p.82).
         Existem três tipos de avaliações: 
         Diagnóstica:  adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O bojetivo do professore é verificar o que o aluno sabe.
         Formativa:  é  que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente.
        Somativa (classificatória), tem como função  a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário