Brincar é coisa
séria e é nossa responsabilidade como pais e
professores permitir que as crianças brinquem. Brinquem conosco, sozinhas, com
outras crianças. Brinquem desde o início da vida e continuem brincando aos 7, 10 ou 15 anos (e
que a gente continue brincando com elas, porque as crianças precisam que os
pais façam parte da brincadeira, que a escola continue brincando e ensinando a
brincar) Brinquem com caixas de papelão, com brinquedos caseiros, com brinquedos
comprados, com árvores e computadores – um pouco de tudo, sem exagero de nada.
Brinquem no tempo delas e não no nosso. Brinquem por brincar, sem precisar
mostrar o resultado da brincadeira.
A través dela, podemos saber como está o
desenvolvimento, quais os questionamentos, o comportamento e as soluções que
elas encontram para os acontecimentos do dia a dia.
Por meio dela as crianças aprendem e se
desenvolvem.
Atividades lúdicas estimulam o cérebro a
aprender por tentativa e erro e a lidar com os futuros estresses da vida adulta.
Se a brincadeira é importante para aprender e na verdade facilita o aprender,
facilita o desenvolver cabe a nós professores desenvolver cada vez mais,
atividades lúdicas ao ensinar.
Em sua escola, como se dão estes momentos do brincar? Até que idade os alunos brincam na tua escola?
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