terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CICLONE DO SABER



O Ciclone do Saber pra quem não sabe é um projeto pedagógico desenvolvido a seis anos que contempla as quatro áreas do conhecimento: matemática, ciências da natureza, linguagens e ciências humanas, envolvendo toda a escola, especialmente o Ensino Médio.
O VII Ciclone do Saber refere-se a exposição de trabalhos, pesquisas e experimentos desenvolvidos no decorrer do ano letivo ou criado pelos alunos envolvendo as disciplinas presentes na grade curricular da escola.
     Aprender e ensinar de forma criativa e prática!
  








PIQUETE TCHÊ BARÃO NA SEMANA FARROUPILHA


foto-piquete-professores

   O I.E.E. Barão de Tramandaí comemorou a Semana Farroupilha de 14 a 16 de setembro com várias atividades: músicas gauchescas durante os recreios, apresentação de chula, participação do CTG Querência do Imbé, apresentação da 3ª Prenda Mirim do RS, Isabella da Silva Nunes, do 6º ano, contação de lendas gaúchas, além do carreteiro e entrevero como merenda especial. Pela primeira vez, a Escola construiu um piquete denominado Tchê Barão, que foi ornamentado pelos professores e pelo Grêmio Estudantil e organizou atividades lúdicas comemorativas à Semana Farroupilha.

       O Tradicionalismo como manifestação regional do povo gaúcho é incutido no Rio Grande do Sul como força de norma do Estado, sendo os cidadãos educados, desde a escola primária, a honrar com orgulho a história dos antepassados.
Assim, é cultura do povo gaúcho ser apaixonado pelo seu Estado, pois vive a história de seus antepassados cultivando os costumes dos povos antigos até os dias atuais, utilizando os símbolos da cultura gaúcha como hábitos familiares que passam de geração para geração.




ECO BARÃO FOI SUCESSO ABSOLUTO! Expressões do corpo e da alma.




  A 2ª edição do ECO BARÃO aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, manhã e tarde, no Auditório da Prefeitura Municipal de Tramandaí. O Projeto é planejado, organizado e avaliado pelos professores da Área de Linguagens, envolvendo todas as turmas do Ensino Médio Politécnico e do Curso Normal. Esta edição teve novidades, além das apresentações de músicas e danças, os alunos apresentaram esquetes (pequenos diálogos teatrais) e declamação de poemas. Os alunos estão de parabéns pelo empenho, criatividade e participação. A Escola e Direção agradecem pela dedicação da professora Márcia Costa na divulgação e coordenação do projeto, do professor Serginho Moacir pela informatização das inscrições e listagens, dos professores de Linguagens pela avaliação dos grupos e aos demais professores e, em especial, pela colaboração dos nossos ex-alunos.
     Música, teatro, poesia, esquetes e tudo que represente a expressão do ser humano e desenvolva o aluno em todas sua potencialidades contribuindo para a formação integral do aluno, valorizando sua cultura, difundindo o senso estético, promovendo a sociabilidade e a expressividade e introduzindo o sentido de parceria e cooperação.
     Este projeto foi realizado pelos professores das áreas das linguagens, já estamos na sétima edição e os alunos não se cansam de nos surpreender com tanta superação e criatividade.




      

terça-feira, 28 de junho de 2016

A MÚSICA NA ESCOLA

O que é Música:

     Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
     A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.

     A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.
     Adoro trabalhar com música  e os estudos mostram que com ela os alunos desenvolveriam bem mais em todos os sentidos e gostaria de fazer algum curso específico com músicas para crianças e adolescentes. 

domingo, 26 de junho de 2016

MÚSICA NA ESCOLA É IMPORTANTE SABER

MÚSICA NA ESCOLA






     Especialistas afirmam que o ensino de música nas escolas deve trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico.

     Todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). 
      VEJAM SÓ!!!!!
      Será que podemos confiar no governo, estamos em 2016 e ainda,já faz 8 anos e ainda não temos as aulas de música para os alunos, nem as salas e muito menos professores especializados.
     







Estamos em dívida com as crianças!!



  Estamos em dívida com as crianças!!
             
      Brincar é a forma como o cérebro treina o ser humano para a vida adulta e para os desafios que ele deverá enfrentar quando for adulto. É uma forma de podermos experimentar situações e eventos que, de outra forma, seriam impossíveis para uma criança ou envolveriam tabus culturais dos mais diversos. Brincar é tornar-se um ser humano completo e portador de uma personalidade capaz de suportar pressões e desafios; reagindo adequadamente e de forma segura, usando o que “treinou” no passado instintivamente para garantir a vitória nas mais diversas situações.
Brincar é importante para as crianças como o estudo, a saúde e a boa alimentação. Brincar deve ser incentivado e garantido a qualquer criança e os pais e as mães devem sempre ter em mente que uma boa educação e a formação adequada de um adulto plenamente capaz de se transformar num ser humano seguro e feliz passa, invariavelmente, por uma boa e velha brincadeira bem divertida e aparentemente despretensiosa.

      Logo, devemos a criança a oportunidade de exercitar a criatividade e, principalmente, de se desafiar. Fazer com que cada criança saiba que será sempre amada e protegida; mas que terá de empenhar-se nos desafios e “jogos” que a vida apresentar a ela.
       Estamos em dívida com nossas crianças! Vamos brincar mais, oportunizar mais e deixar que brinquem mais!

AULAS DE LIBRAS

     AULAS DE LIBRAS

         Durantes os estudos realizados nas aulas de Libras aprendi que a linguagem não é utilizada apenas como forma de comunicação, mas, é através dela que se constitui o pensamento, logo, toda a reflexão e as diferentes aprendizagens humanas. Por isto, seu papel na escola é incontestável, pois representa não apenas um facilitador na interação entre alunos-professor e aluno-alunos, porém, um instrumento importante para a construção de significados e acesso aos conteúdos socialmente produzidos.
        Baseado nisto, compreendo que não se pode realizar a inclusão educacional, sem que se considerem as necessidades específicas dos sujeitos sociais que possuem deficiências ou dificuldades de aprendizagem com implicações diretas no processo de desenvolvimento lingüístico. Neste sentido, destaco a realidade dos indivíduos que possuem limitações auditivas, identificados como surdos, que revelam especificidades lingüísticas, ainda negligenciadas pela sociedade. 
       Contudo, percebi o quanto é difícil aprendermos  apenas com algumas aulas teóricas e práticas sem praticarmos continuamente e sem fazermos estudos aprofundados como se fosse o estudo de uma língua estrangeira.