terça-feira, 7 de abril de 2015




CONSTRUINDO O CONHECIMENTO



   

APRENDEMOS COM ALUNOS , COM PROFESSORES COM EXPERIÊNCIAS E COM VIDA.




PORTFÓLIO

         Este portfólio é uma sistemática e organizada “coleção” de evidências dos trabalhos,  usados pelos  professores e pelos alunos para monitorar o desenvolvimento dos conhecimentos, nossas competências e atitudes. Compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante um curso de Pedagogia da UFRGS  inclui registros , resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências,etc
         Assim, são as atividades pedagógicas que geram produtos, sendo que a reflexão sobre os percalços e experiências positivas e negativas desse processo também podem fazer parte.  Fotos, desenhos e outras formas criativas de apresentação podem ser estimuladas.



RETRATO DA ESCOLA

         As escolas devem construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática.
Pensar no processo de construção de um projeto político-pedagógico requer uma reflexão inicial sobre seu significado e importância. Assim fazer o retrato da escola nos ajuda a conhecer a  escola, a comunidade e o ambiente escolar para uma melhor elaboração dos planos  de ação. 




ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE

             As escolas devem sempre lembrar que os pais e os alunos são sujeitos do processo educativo. Incluir a sociedade e a escola é tarefa difícil pois atrai valores diferenciados e a escola que identifica isso  consegue melhorar a qualidade de ensino. Família e escola trabalhando juntos podem ter efeitos melhores e para isso a escola deve identificar as diferentes características de sua comunidade.
            O filme “Macunaíma” nos mostra que nosso país é um país novo e de miscigenação  com diferentes classes sociais e características culturais, já no filme “Machuca” é bem abordado como essa miscigenação, as diferentes classes sociais e o atual momento político que influenciam no sistema escolar.
           Conhecer sua comunidade, suas características sociais e culturais,são elementos essenciais para a elaboração de um plano educacional para que se tenha alcance a essa comunidade escolar.
         



MINHA HISTÓRIA


     Meu nome é Claudia Regina Fasolo Silva Pereira, apenas nasci no Brasil e com poucos meses fui morar na Argentina com meus pais,lá estudei o primário de 7 anos e o secundário que cursei até o 4 ano dos 5 necessário, e aos 16 anos meus pais resolveram morar no Brasil. Aqui  em Tramandaí , onde moro até hoje resolvi estudar Magistério influenciada pela minha mãe que também é professora e pela qual sempre tive admiração, pela sua coragem e esforço para lidar com as situações diversas, como vinha de outro país tive que fazer o magistério desde o começo , fiz os três anos e mais meio de estágio, enquanto estudava pela manhã à tarde estudava dicção e formação das palavras com uma professora que era fonoaudióloga.
     Preso acima de tudo o bom relacionamento com os colegas, alunos e pais. Muitas vezes fui criticada por dar atenção aos pais mas acho que, hoje em dia, eles   são  de    fundamental  importância   no desenvolvimento dos alunos e da sua vida escolar.
     Agora trabalho com currículo na Escola Nossa Senhora Aparecida no turno da tarde, com politécnico algumas manhãs e EJA  algumas noites. Estudo na URFGS tentando terminar uma faculdade e se Deus quiser vou terminar já que tenho apoio de toda a minha família principalmente dos meus filhos e do meu marido que sempre ficava triste quando não podia voltar a estudar e acabava por largar.


TRÊS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS QUE REFLETEM  NA CONSTRUÇÃO DO  PPP DA MINHA ESCOLA

1 - Características da Comunidade (sociais e culturais) para uma compreensão da realidade do aluno.
2 - Marco situacional e Marco doutrinal para uma melhor interpretação do ambiente escolar e organização do PPP.
3 -  Marco operacional com ações efetivas políticas sociais na educação para uma melhor qualidade no processo de aprendizagem levando em conta a LEI DE DIRETRIZES E BAZES da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

           As escolas  precisam conhecer bem as características da sua comunidade escolar para depois formular de forma organizada e eficaz o Plano Educacional.





3 comentários:

  1. Qual a importância do portfólio nesse contexto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, estava logada no email da minha escola quando publiquei o comentário, mas ele continua valendo, ok?

      Excluir
  2. Lembre-se de citar a fonte de onde extraístes os textos.

    ResponderExcluir