terça-feira, 28 de julho de 2015

A AVALIAÇÃO FAZ PARTE DO ATO EDUCATIVO E DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO

     
A AVALIAÇÃO FAZ PARTE DO ATO EDUCATIVO E DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO

      A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás na época que eu estudava e logo depois quando resolvi fazer magistério, avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo.
      Ela não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. 
           Acredito que meu modo de avaliar meus alunos também esteja correto pois avalio no dia a dia o seu crescimento, nunca coloco que ele esta errado ou que não sabe nada, simplesmente procuro um outro jeito de explicar e/ou falo para realizar novamente verificando uma outra explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário