quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DESEJO DE SABER E TRANSFERÊNCIA
    Freud mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Sendo que o mestre passa a ter em mãos o poder de influencia sobre o aluno. Os professores são investidos da relação afetiva primitivamente dirigida ao pai, acabam se beneficiando da influencia que o pai exercia sobre a criança. A ênfase freudiana está concentrada nas relações afetivas entre professor e aluno, ou seja, ele focaliza o campo que se estabelece entre o professor e seu aluno, que estabelece as condições para aprender, na psicanálise este campo é chamado de transferência.
   È necessário que o professor perceba a importância de se levar em consideração a subjetividade do aluno, percebendo que não poderá exigir do aluno um comportamento robotizado, fazendo com que este aluno seja apenas protótipo do professor, portanto, deve deixar que o aluno crie e recrie seu conhecimento e por meio da relações crie seu próprio caminho.
   Assim o aluno pode confundir  o professor com  figuras importantes da sua vida como mãe o que demonstra a importância do professor  no aprendizado do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário