quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PREJUÍZO DA REPETÊNCIA?

               Em todas as escolas do mundo, existem alunos melhores  e outros, piores.       
              No Brasil, há muitos e muitos anos a solução passa pela repetência.O sistema joga a culpa pelo fracasso escolar ora nos próprios alunos, ora nos pais, ora no sistema político, raramente no despreparo dos professores, nas falhas de sua formação ou na organização escolar e isso não muda. 
             Penso que nós como professores temos que estudar mais, analisar os nossos alunos  verificarmos suas deficiências e trabalhar nisso.
             Professores, coordenadores pedagógicos e diretores têm a missão de garantir que todos avancem e acredito que esse caminho inclui reforço, aulas de recuperação e treinamento para professores. A equipe pedagógica deve ter uma análise completa dos alunos, com informações claras que incluam, por exemplo, dados sobre a família, se os pais sabem ler, se a família é estruturada, etc. e principalmente deve dar apoio aos professores nesse processo, discutindo as melhores formas de agir com as dificuldades das crianças, mas para isso as escolas devem  também receber estrutura do governo, não só salarial mas também física e pessoal (salas  e profissionais).
            Enquanto isso não acontece as vezes penso que as crianças que possuem muita dificuldade e que não tem condições de acompanhar seus colegas no ano seguinte tenham esse reforço na repetição desse ano, pois já me aconteceu de rodar alunos que acabaram amadurecendo e aprendendo mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário